domingo, 27 de março de 2016

             SOBE O ÓDIO


                       


Um arcebispo da Igreja Católica, Cardeal Odilo Scherer, foi agredido por uma mulher quinta-feira, 24/3. Ela acusava o prelado de ser comunista e disse que queria sua igreja de volta [1].

Sem dúvidas que a conduta da agressora tem relação direta com a nota que a CNBB divulgou no começo da semana contra o golpe que é executado no Congresso Nacional objetivando o impedimento da Presidenta Dilma e com a campanha de ódio que a Rede Globo move contra o PT, a Presidenta e o ex-presidente Lula.

Campanhas de ódio são perigosas e sempre terminam em agressões ou assassinatos. Os judeus as conhecem muito bem pois sabem que todas as vezes que jornais diariamente atacam judeus é certo que vão ser agredidos nas ruas.

Muitas destas campanhas começam com divulgação de teorias conspiratórias, a forma mais acabada de se divulgar uma mentira e se demonizar um inimigo. Quando uma fraude desta natureza se firma não tem quem consiga desmenti-la, a histeria domina completamente. 

A Rede Globo inventou que o PT é o pai e a mãe da corrupção contra todos os fatos. Esta propaganda visando demonizar o principal partido de esquerda tem dominado cérebros e induzido condutas agressivas por todo o país. 

O ser humano é manipulável por meio de sugestão por propaganda até mesmo quando esta é subliminar. Todos sabem disso, o que difere é a apreciação dos efeitos, alguns subestimam a força da propaganda sobre indivíduos menos resistentes a sua influência a induzi-los ao cometimento de crimes.

Um exemplo de propaganda bem urdida instigando a agressão ocorre em uma tradição católica: o que é malhação de Judas no sábado de aleluia senão um linchamento simbólico, uma propaganda escancarada de uma ideia, a veiculação de uma campanha de ódio?

Ninguém está imune à propaganda, nem os mais intelectualizados e menos fáceis de se deixar enganar. Lembram-se de um sujeito intelectualizado e escritor de estorinhas para crianças que tentou bater com uma bengala de mais de um quilograma contra a cabeça do ex-ministro Zé Dirceu, que poderia tê-lo matado? Esta agressão do teleguiado escritor foi o resultado da campanha de ódio desfechada pela Rede Globo contra o PT e contra Dirceu.

Por estes e outros crimes a Rede Globo terá que ser responsabilizada. Pelo caso da Escola Base já foi condenada a indenizar as vítimas.

Uma campanha de ódio pode ser movida sem os recursos de que dispõe um canal de televisão mas sempre terá o mesmo objetivo, conduzir a opinião deturpada do cidadão, sua percepção e seus pensamentos sobre determinada pessoa ou fato para julgamento e ação irracionais.  

O fascismo e o nazismo são duas concepções políticas que têm como foco da ação política para capturar o poder o manejo da propagada agressiva, da campanha de ódio, da intimidação e do assassinato. Aqui está o link [2] para um artigo do Profº Carlos Lungarzo que nos mostra a sutileza da diferença entre fascismo e nazismo.

É um texto muito bom pois explicita como agem os adeptos destas crenças políticas falsificando informações, ecoando boatos, fazendo "adivinhação" do pensamento alheio, isto é, atribuindo a outros pensamentos e ideias nunca imaginadas pela vítima da trapaça entre outras práticas típicas dos sociopatas.

Lungarzo analisa sempre muito bem a psicologia deste tipo de dementes formados por uma sociedade que ratifica o uso da força para resolver problemas, a trapaça, a sabujice e a fábrica destes estercos que é a extrema desigualdade no uso e propriedade de bens materiais que caracteriza as sociedades ditas do 3º Mundo.

Já constatei que existem fascistas e nazistas em estado puro, virgens de qualquer doutrinação e ainda assim prontos, só esperando o recrutamento por uma falange.

Estes tipos se mostram logo reconhecíveis, para eles a opinião prevalece sobre os fatos, contra os fatos; o recurso à força, à armação de ciladas e à estupidez é motivo de júbilo; quando podem humilhar são sádicos mas mostram-se dóceis a obedecer quando instados pelos estalos dos chicotes dos donos.

Obviamente que a classe dominante é o principal celeiro de nazistas e fascistas, mas não é o único, entre o povo se formam também estes monstros.  

Gosto dos textos de Lungarzo, que leio sempre com muito proveito.


Notas





Um comentário: