quinta-feira, 3 de março de 2016

                       SOB NOSSOS OLHOS


                                  

Desde o resultado do julgamento dos réus da AP 470, o "mensalão", que tenho como certo que querem obstar que sejam efetuadas por via legal as reformas que o país demanda.

Até escrevi alguma coisa aqui no blog [1] sobre como interpretava as condenações de petistas na AP 470, para mim um nítido recado para as próximas gerações.

Em detalhes, quero dizer o seguinte: as condenações foram uma farsa, não se basearam em provas ou foram contra as provas. Foi um recado nítido; não tentem mudar o país ou irão em cana.

Parece-me também nítido que a Operação Lava a Jato e as tentativas de fazer condução coercitiva e processar o ex-presidente Lula são apenas a continuação da AP 470.

É evidente o esforço envidado pelos meios de comunicação de propriedade de apenas seis famílias e o uso do Estado para proscrever o PT da luta política, extingui-lo ou colocá-lo na clandestinidade.

Impedir reformas por meios legais valendo-se de todos os expedientes, de fraudes até a violência homicida contra adversários, tem exemplo bem sucedido na Colômbia muito bem resumido por Rodrigo Viana [2] em texto que relata como esta operação de proscrever movimentos sociais e partidos de esquerda da cena política resultaram nas guerrilhas que surgiram naquele país depois do assassinato de Jorge Gaitán em 9 de abril de 1948.

Este episódio é narrado de maneira muito bem pormenorizada por Garcia Márquez em seu livro de memórias VIVER PARA CONTAR pois ele se encontrava nas imediações onde ocorreu o crime bem como nas mesmas circunstâncias se encontrava um estudante de direito cubano, parrudo, alto, quase gordo.

Este estudante foi até um quartel de uma força militar sublevada à procura de um modo de ser útil enquanto a cidade de Bogotá ardia em saques, incêndios e destruição generalizada executada pela massa para vingar seu líder e mostrou raro senso tático militar ao exortar os oficias que pusessem seus homens nas ruas para manter a ordem e lutar por um sistema mais justo e que tropa que se aquartela é tropa vencida. O nome do cara era Fidel Castro.

Depois da morte de Gaitán a Colômbia mergulhou em guerrilhas e nunca mais encontrou a paz, principalmente devido a uma democracia restrita que se instituiu e que exclui grande parte da população de influir por seus partidos e movimentos sociais nas decisões políticas.

O Brasil com as tentativas de excluir o PT das decisões políticas valendo-se do aparelhamento de instituições do Estado brasileiro pode desaguar em uma democracia restrita como na Colômbia e com todas as consequências que lá ocorrem.

Sobre esta tentativa de excluir o PT e a esquerda das decisões políticas por perseguições e crimes não se pode olvidar que a AP 470 e a Operação Lava a Jato são táticas que só podem ser pensadas e postas a funcionar por quem tem poder dentro do Estado brasileiro e o conhece.

Será que tendo a Justiça Federal 1.549 juízes foi por coincidência que caiu na 13ª Vara da justiça Federal de Curitiba, nas mãos de Sérgio Moro, justamente o cara que escreveu em 2008 o artigo [3] CONSIDERAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO MANI PULITE?

Depois do fim do DEOPS é a Polícia Federal a encarregada de apurar infrações penais contra a ordem política e social (Art. 144, §1º, I, da Constituição Federal). Sem dúvidas que a PF é uma polícia política com todos os ranços de quem é herdeira das funções e dos arquivos do DEOPS pois ninguém acredita que os fichários foram incinerados; estão em local secreto e sendo atualizados.  

Será por coincidência que esta polícia age contra o PT, não move um dedo quando ilícitos dizem respeito a políticos do PSDB e vaza para a imprensa amiga documentos sob sigilo?

Eu não nasci ontem para acreditar em tantas coincidências. E também não tenho dúvidas que o cérebro que elabora todas estas táticas é o de Gilmar Mendes, direitista fanático, declarado inimigo do PT até em sessões de julgamento do STF, e grande conhecedor das vísceras do Estado brasileiro.

Notas

[1] Condenações da AP 470 induzirão próximas gerações ao uso da violência
http://blogdeluizbrasileiro.blogspot.com.br/…/condenacoes-d…

[2] Quem são os responsáveis pelo ódio que avança: um 1964 em câmera lenta
http://www.revistaforum.com.br/rodrigovian…/palavra-minha/…/

[3] CONSIDERAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO MANI PULITE
http://jornalggn.com.br/…/fil…/documentos/art20150102-03.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário