sexta-feira, 22 de julho de 2016

     A DISPUTA POLÍTICA E A VENDA DO VOTO





Vender voto resulta nisso: governo interino em conluio com a maioria do Congresso planeja o maior desmonte do Estado brasileiro até hoje visto, principalmente no que diz respeito à elisão de direitos sociais e trabalhistas.[1]

E não digam que a culpa é do PT. Os deputados e senadores golpistas não são do PT e foram eleitos democraticamente, embora com o derrame de dinheiro conhecido de todos.

Como enfrentar isso? Este problema a esquerda nunca soube superar ou sequer formular em toda a sua dimensão; se soubesse não seria minoritária.

Lendo a biografia de Câmara Ferreira (O REVOLUCIONÁRIO DA CONVICÇÃO) [1] constato mais uma vez que conhecimentos práticos e teóricos são a base de toda ação política consistente e construtiva.

Onde encontrar este conhecimento? Sem dúvidas que não se encontra nas tradicionais cartilhas da esquerda, limitadas pelos dogmas, obtusas, e que nada ensinam sobre a estrutura da sociedade, seus problemas, e a realidade política. Normalmente seus conteúdos são rejeitados in limine por qualquer pessoa normal.

O conhecimento da história, os livros clássicos da sociologia e da ciência política bem como biografias são insubstituíveis. Outra fonte insubstituível é o conhecimento produzido pela análise dos fatos. De Maquiavel a Getúlio, sem exceção, todos os que conheceram de política prática insistiram na necessidade de se obter este conhecimento que só os fatos podem proporcionar.

No mais é seriedade de propósitos e saber que com malandros e palhaços nada se faz. Política é tragédia. Portanto, neutralizá-los logo no começo para que não ponham tudo a perder é fundamental.

Outra coisa que para mim é fundamental: quem fizer política defendendo uma ditadura, colocando seu ideário para competir com a liberdade, nunca vai vencer. Pelas mesmas razões defensores de ideologias racistas também jamais terão liderança expressiva.

Notas

[1] TEMER ARTICULA COM EMPRESÁRIOS E CONGRESSO DESMONTE DE DIREITOS

[2] O revolucionário da Convicção: Joaquim Câmara Ferreira, o Velho Zinho
http://verdadeaberta.org/…/004-dissertacao_joaquim_revoluci…


Nenhum comentário:

Postar um comentário