quarta-feira, 22 de abril de 2020


              HÁ 150 ANOS NASCIA LÊNIN



                              A atualidade de Lenin para nossos dias (um diálogo com The ...



Há exatos 150 anos, no dia ia 22 de abril de 1870, nascia em Ulianovsky, na Rússia, Vladimir Ilyich Ulianov, codinome Lênin.

Não sou leninista mas Lênin merece ser estudado, seu realismo e capacidade de perceber as oportunidades nas conjunturas políticas merecem ser objeto de meditação e aprendizado. 

Um dos pilares da teoria de partido de Lênin é o conceito de revolucionário profissional, que moldou muita gente boa mundo afora. Contudo, esta teoria de partido não nos serve pois feita para outra realidade cultural, política, psicológica e moral.

Carlos Marighella rompeu com o PCB e com a teoria leninista de partido e em 1967 fundou a ALN - Ação Libertadora Nacional - com outros companheiros e com isto abriu uma alameda por onde passaria a possibilidade de se construir posteriormente o PT.

Em termos teóricos a ALN era uma liga, uma organização pré-partidária voltada para a ação direta e para a propaganda, principalmente pela ação, composta de grupos autônomos e horizontalizados. No entanto, o fato mais importante é que a liderança de Marighella e de seus companheiros teve dimensão suficiente para romper a autoridade ideológica do Partidão e firmar a possibilidade de se organizar um partido político em outras bases teóricas.

Com isto e depois de muitos erros e aprendizado foi construído o PT em outras bases teóricas e até mesmo antípodas do leninismo, com democracia interna e consentâneo com a realidade psicológica, política, moral e cultural do povo brasileiro.

Tudo isto se explica se for aceito que existe mais de um marxismo, o de Lênin é autoritário, voluntarista, com forte viés da herança dos jacobinos.

Sua concepção estratégica, na qual o partido de organização vertical e a ditadura (jacobina) são basilares, é um atalho com sérias consequências políticas. Ainda assim, com sua vitória em 1917 ele se firmou como um dos grandes estrategistas da esquerda; o outro é o italiano Antonio Gramsci.

A dedicação de Lênin, sua perseverança, seus erros, tino político e grandeza merece que estudemos sua obra, seus feitos e sua biografia pois nos deu um sinal de que o capitalismo pode ser superado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário