quinta-feira, 26 de julho de 2018

                         

                  O PERDÃO É SÓ PARA UNS


sandinistas
MANAGUA, NICARAGUA 1979.(Archivo Cuartoscuro).- Entrada de los Sandinistas a Managua. FOTO: PEDRO VALTIERRA
          
Tenho visto muitas pessoas perguntando o que está acontecendo na Nicarágua. Bobinhos vocês acham que os caras perdoarão aquela epopéia de 1979, a Frente Sandinista entrando em Manágua tomando rua por rua em duros combates até a vitória final?

A Frente Sandinista foi uma obra de Fidel Castro, que impôs como condição para seu apoio a unificação de todos os grupos que combatiam a ditadura de Anastácio Somoza.

A classe dominante pensa no longo prazo e a esquerda quando pensa é apenas na intriga do momento. Daí os de sempre quando sofrem uma derrota ficam pacientemente na espreita para reverter a derrota e transformar em cinzas o exemplo. Sempre foi assim.

Não tenho acompanhado nos últimos anos como os governos pós-revolução sandinista enfrentaram as demandas por melhoria geral da vida dos nicaraguenses mas sei que não é fácil um país agrário e pequeno oferecer empregos, habitação, aposentadoria e artigos industrializados para sua população.

Demanda aumento da produtividade do trabalho, investimentos públicos e privados, tecnologia e uma elite política capaz de atravessar o deserto e oferecer resultados.

Mas de uma coisa eu tenho certeza, aquele tipo de vitória não tem perdão. Só um tipo de gente é perdoada pela classe dominante, os que se vendem para eles.


SANDINO - Miguel Littin (1990)

Nenhum comentário:

Postar um comentário