sexta-feira, 5 de agosto de 2016

     TÁTICAS E ESTRATÉGIAS EM LUTA



                         


Depois de ler artigos, debater, opinar sobre como devemos reagir ao cerco que o PSDB e o DEM estão executando desde o julgamento da Ação Penal 470 cheguei à conclusão que a direção do PT aposta tudo no bom desempenho da economia.

Esta é uma estratégia extremamente pragmática e pauta-se na ideia de que se o dinheiro estiver caindo no bolso da população ela aprovará qualquer governo. O grupo dirigente do partido que foi guindado à direção do Estado conduzindo o governo federal pensava assim desde antes de chegar ao governo.

Só percebendo esta estratégia extremamente pragmática, que aposta a vitória no confronto político apenas no bom desempenho da economia, vê-se que ela põe em plano secundário a formação de militantes, de quadros políticos e esclarecimento de uma parcela da opinião pública.

Esta estratégia explica a negligência na formação de um partido forte, aguerrido, de pessoas capacitadas para a luta política partidária. O rolo é que não se muda de estratégia como se troca de roupa.  O que guia nossos atos no dia-a-dia são nossas táticas; a estratégia é abstrata, guardada a sete chaves, é o que guia nossos passos no longo prazo.

Veremos o que vai acontecer no enfrentamento de duas estratégias que escoram os dois projetos políticos, o do PT e aliados e o do PSDB e DEM.

Para mim é insubstituível o bom desempenho econômico mas é insuficiente para o confronto político. Para enfrentar a estratégia de aparelhamento que o PSDB e o DEM fizeram do Judiciário e da Polícia Federal para prender petistas precisamos de algo mais, precisamos do povo na parada.

Como trazer esta força para a luta? Esta pergunta tem muitas respostas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário