sexta-feira, 24 de março de 2017

             A SOCIEDADE DE MARIDOS TRAÍDOS

   
               Resultado de imagem para fogo no sofá
                   

O sujeito coletivo e abstrato chamado classe social teorizado por Marx tem enorme serventia para compreensão dos fatos sociais mas considero insuficiente.

Sem um mergulho nas profundezas do inconsciente e nas fraquezas do ser humano, enfim, sem conhecer a estrutura psicológica dos sujeitos concretos todo conhecimento sobre a sociedade é superficial.

Hoje penso que sem recorrer a Freud qualquer conhecimento sobre as classes sociais é mero exercício de abstração. Meu interesse pela obra deste extraordinário pensador voltou em razão desta constatação. 


A resistência em aceitar certas facetas da realidade durante o processo psicanalítico era conhecida por Freud. Tenho por certo que é a mesma resistência que acomete a sociedade ao não aceitar facetas nuas e cruas da sociedade mostradas pela teoria social.                  

Vejamos um exemplo, sem dúvidas que muita gente descobriu e está descobrindo que foi enganada pelo veneno diário despejado pela mídia contra o PT. 

A porrada dada pelo governo golpista instalado com o golpe embuçado sob o impeachment falso da ex Presidenta Dilma é grande, desemprego, fim da CLT, desmonte paulatino de serviços público essenciais de saúde e educação com a Emenda Constitucional n º 95, que limitou por vinte anos o aumento dos gastos públicos da União.

Está bem, a sociedade como nós paga para aprender, quando aprende, as massas aprendem pela experiência e não pela teoria, mas tem um porém que eu não levava em consideração: existem realidades que as pessoas resistem em aceitar.

Este é um óbice desconsiderado e até ignorado pela teoria social e política mas por demais conhecido por Freud e seus discípulos. Por exemplo, aceitar que foi feito de tolo não é fácil, exige intrepidez e fortaleza de caráter, valores escassos em qualquer época.

Não subestimem, uma das razões pela qual a sociedade resiste em mudar além da opacidade das relações sociais de classe é a dificuldade em aceitar a crueza de certas facetas da realidade mostradas pela teoria social.

No português do povo, neste aspecto a sociedade quase sempre se comporta como aquele marido traído que flagra a mulher com outro na sala e a reação é mandar queimar o sofá.

Enfim, para a sociedade é mais fácil odiar quem diz a verdade do que aceitá-la. Se duvida faça uma experiência.
Parte superior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário